Aloha pessoal bonito, belo e tuga.
Escrevo aqui da terra fria em que me encontro-hannover.
Cheguei há 4 dias a esta terra de gente alta...a viagem foi bastante cansativa e custaram-me bastante os 65€ que tive que pagar de bagagem extra...além do mais, apanhei uma bela constipação mal pus pezitos fora do belo avião, daquelas que dá direito a febre e tudo!
Esta semana tem sido bastante complicada...o processo de adaptação está a ser mais complicado do que estava à espera e estou a ser super pressionada para falar alemão correcto agora, JÁ, (logo no primeiro dia quando fui ao local em que pseudo-trabalho).
Claro que tenho feito das tripas coração para tentar falar alemao, mas não da mais...tou a dar em louca...pareço uma aberração de circo com toda a gente a olhar para mim...isto tem que vir com o tempo...
Vou iniciar um curso de alemão todo XPTO no dia 17 de novembro que dura cerca de 4 semanas...super hiper intensivo...tipo....5 horas por dia! :S
Eu sei que daqui a algum tempo conseguirei comunicar...mas não necessita de ser já, já, já...
Quanto ao local onde fiquei a viver...penso que tive bastante sorte. Estou a partilhar um apartamento com 1 casal de namorados (a rapariga trabalha no mesmo sitio que eu) que são muito simpáticos.
Ela, Friederike tem-se desdobrado em mil para tentar melhorar o meu processo de adaptação (ate porque tem sido ela que tem estado comigo 24horas por dia- farmacia, informações sobre passes para a região, ida às compras, estipulção de pequenissimas tarefas e muito encorajamento).
Tem -me explicado muitas coisas, tem falado muito comigo (mais em inglés que em alemão,mas para ela tb lhe custa falar inglés), leva-me a ver a cidade (ainda só uma vez, mas tb só cá tou há 4 dias), explicou-me o sistema de transportes daqui (complicado....), quer levar-me a festas de amigos, ao teatro (ela pertence a 2 grupos de teatro e alugou ontem o filme em que se baseia a peça que vamos ver no sábado para que eu nao fique sem entender nadica de nada da peça - não foi uma fixe?), diz que quer mostrar-me as terras à volta (que podemos ir de carro até outras terras, onde ela e o namorado tiverem amigos, podemos visitar e pernoitar por la!).
Realmente nisto penso que tive bastante sorte. Eles são mesmo muito simpaticos. estou a dormir no antigo escritorio deles que se tornou um grande quarto para mim!
Quanto ao trabalho...esta a ser complicado. a minha mentora não fala bem ingles e não sabe bem o que "raio" fazer comigo.
O melhor e mesmo esperar pela próxima semana, onde iremos ter uma reunião com o coordenadr do projecto - Jens para ele lhe explicar como ela deve lidar comigo...
O Jens está doente e por isso nao me foi buscar ao aeroporto e não deu instruções à minha mentora sobre o que fazer comigo! Ainda nao o conheço. Como sou a primeira voluntaria neste local onde vou trabalhar (Jugen, -Gäste und -Seminarhaus), a minha mentora - Helga - não faz a minina noção do que há-de fazer comigo.
Ela hoje nem foi trabalhar, nem disse que não ia... Ela não é lá muito simpatica. como ainda não falo alemão suficiente (a Friederike disse-me que ela tinha esperança que eu falasse fluentemente alemao) ela prefere nem sequer ter muito contacto comigo e tem-me deixado nas mãos da minha colega de apartamento (o que eu nao me importo, mas não é justo para ela, não é ela que é minha mentora e ela também tem o trabalho dela!)
A verdade é que há 4 dias que estou no escritorio e não tenho nada para fazer....mas espero que as coisas mudem depois de falarmos com o Jens!
Há tanta gente a querer fazer perguntas ao Jens!
Ate porque tenho que saber como é com o pocket money e com o food money (ainda não tenho dinheirito nenhum...) e ainda se ele devolve o dinherio que gastei na bagagem extra (5kilos= 65€...dá para acreditar???)
Não tenho tido grande vontade para comer e quando como alguma coisa fico um pouco mal disposta..mas isto passará quando me habituar à ideia que estou cá, que as coisas se vão resolver e quando curar a tal constipação!
Tenho tido vontade de tomar um cafe, mas ando a chá, que o café deles não e lá muito bom!
Nunca pensei que este processo de adaptação pudesse ser tão cansativo.... Tanta informação para processar, tanto para pensar, tantas dúvidas e questões....
Por agora não mando fotos ou qualquer outra coisa...até porque ainda nem tirei fotos....mas continuarei a escrever e mandare mais informação sobre euzinha e sobre o local onde me encontro!
xau xau, arroz para todos.
beju enorme, carla lopes