Um pouco da minha aventura!Sim, um pouco porque palavras são insuficientes para relatar o que vai na cabeça, corpo e alma de uma voluntária em terras polacas.Mas tentativa é tentativa!
Cheguei dia 3 de Setembro, depois de 24 horas sem dormir muito, ao meu destino: Przylep (lê-se "Pschälep"). Só querendo uma cama, paz e tranquilidade fui surpreendida por uma estagária que estava no mesmo mini apartamento (facto que eu desconhecia) e que muito faladora, tratou de contar e perguntar todas as curiosidades que lhe iam na alma...
No dia seguinte: o 1º dia de trabalho-não às 7 da manhã, mas às 9h!!!!!!!!!!!!!!
Contextualização:
Trabalho numa escola de equitação que para além das aulas regulares e normais tem também a vertente da equitação terapêutica, mais especificamente, a hipoterapia!
A escola fica fora da vila, num descampado (Relvado) com a floresta logo ao lado(lindo)... há um hotel, um restaurante e um aeroclube que pertencem à mesma associação...
O trabalho tem sido um processo evolutivo tanto a nível de aprendizagens, concretização assim como a nível de motivação.
A hipoterapia requer que andemos com os cavalos pela floresta (há dias em que são 4 ou 5 horas) - maravilhoso!!!!!!!!A hipoterapia, tema que tmabém mais me interessa, tem sido muito interessante; contudo algumas "lacunas" que me não me deixam totalmente satisfeitas: a ligação entre o tipo de terapia e a patologia; e obviamente a comunicação com os "pacientes" (e sim o polaco, enquanto língua eslava, é mesmo "kurwa"! Resumo: depende do meu desempenho e da minha exploração de curiosidades para preencher as lacunas!
Tenho tido aulas de polaco os 5 dias da semana o que é muito bom, mas o que acontece é que não tenho muito tempo psicológico para rever o que foi visto no dia anterior... E sim: o trabalho é muito físico e há dias em que simplesmente jantar, conversar e dormir (para acordar cedo!) é perfeito! Um problema é que há uma pessoa que cá trabalha que fala perfeitamente inglês e outra alemão o que faz com que uma pessoa fale com elas estas línguas e esquece de praticar o polaco... Mas sim, já sei uma série de palavras contudo frases ainda não...
O alojamento, como já referi, é partilhado (para minha surpresa) com duas estágiárias alemãs (:-((( ); o apartamentozito é legal, mas torna-se pequeno pois tem só um quarto (para as três), uma sala que agora foi transformada em cozinha e casa de banho... Dia 3 de Outubro vem outra voluntária belga (eu já sabia)... É um aspecto um pouco complicado pois é impossível estar 10 minutos sozinha... e torna-se difícil, mas por enquanto suportável!(já tenho o esquema feito: dps da 1ª semana de Nov. acabam os campos de férias e poderei ser realojada num desses quartos... espero eu! ;) )
A cidade... ainda não explorei muito... mas vontade não me falta!!
Mas já consegui comprar isqueiro, selos, bilhete de autocarro, pão e não sei...Mas, são estas as pequenas vitórias face à língua!!!!!!
Bem, os problemas mais sérios são mesmo a língua... a comunicação!Mas na ausência do domínio da língua tornamo-nos creativos em outras vertentes de comunicação!!!!
Enfim, ser sveiana está a ser bastante fixe; é tão bom recolocarmo-nos num outro meio e "safar"!!!!!!
A noite já é longa... o frio também...
Dobry noc (lê-se Dobre nots!!!!!!!parece simples, né? mas sabem como se diz selo???"Znaczek pocztowy"....)!!!!!!!!!!!!!!!!
2 comentários:
Ola Helen!
Fico contente por saber que te tás a safar! Mas tu não só te tás a safar como tás em grande com os cavalos que eu tanto adoro! Tens msn ou Skype?
Beijos
Bruno
Obrigada, Helen, por te teres dedicado a este post :)
Agora quero mais ;)
Beijinhos grandes, e uns festinhas para os cavalos.
Ana Teresa
Enviar um comentário