segunda-feira, 27 de outubro de 2008


46 dias depois da minha chegada, eis que chegou a net a minha casa e agora já posso partilhar com voces a minha vidinha em Volta redonda até hoje...
Sai de lisboa dia 9 de setembro, com muita choradeira, a pensar onde me iria meter. e se não gostasse do brasil? e se me tratassem mal e não me dessem de comer, o que faria para voltar?
Enfim, só me passavam parvoices pela cabeça... Entretanto, pensei que queria muito aquilo. O serviço social é a minha vida e vai correr bem.
Cheguei a londres ao inicio da tarde, onde estive ate as 21h45, hora do embarque para o rio de janeiro. Entretanto, havia um problema no motor e acabamos por sair de londres as 23. De qualquer maneira cheguei ao rio de janeiro no horario previsto, onde tive uma meia hora com a policia federal e um representante do ministério da agricultura porque tinha comigo 2 laranjas que havia comprado em lisboa e n podiam entrar no pais e depois de assinar a papelada lá vim eu sem as laranjas, que ja estavam destruidas pelo sr do ministério.
Estavam a Ete, o Sr Nilton( funcionarios do Ideais) e o meu primo a minha espera. depois das apresentaçoes levaram me a volta redonda, apresentaram me a instituição, levaram me a conhecer o meu apartamento que no bairro monte castelo, tem 2 quartos, 2 salas, 2 wc, 1 cozinha e terraço. neste momento, estou a morar sozinha, mas no final de novembro vem mais 2 voluntarios, 1 espanhol e 1 ingles morar comigo. depois de me instalar e tomar o banhito fui conhecer o Gaia, um programa Do Ideais onde eu iria desenvolver o meu estágio.
Conheci o pessoal de lá, depois andei com a Marilda( que é a minha mamita daki, n quer k eu beba shop, n queria que eu andasse sozinha, mas como eu sou rebelde começei logo a andar sozinha no 2º dia) a conhecer um pouco a cidade.
O dia seguir fiz acompanhamento de um grupo de miudos com problemas de dependencia e que cometeram alguma infracção: trafico e assalto(171), foi mt engraçado pk estranharam quem era eu e que estava ali a fazer e depois de me apresentar perguntaram me se a droga em portugal era igual e porque tinha ido eu para o fim do mundo. à tarde, houve um seminario de apresentação sobre alguns serviços de acção social da cidade para que eu pudesse escolher em que sitio iria fazer estágio e tive que fazer uma apresentação sobre o nosso belo portugal e a Vertigem.
Neste momento estou a fazer estagio no Cavcam, um centro de atendimento a mulheres e crianças violentadas e abusadas, o trabalho aqui é muito dificil pela historia de vida de cada pessoa. o meu primeiro dia na casa conheci uma menina k tinha 14 anos mas um aspecto de 12, que foi abusada pelo proprio pai ainda bebee foi violada recentemente por 4 homens. a criança e extremamente carente e muito carinhosa, fez me festas, penteou me e fazia me perguntas... enfim, às terças feiras vou para uma associação de aposentados onde estou no atendimento com o assistente social aos utentes. o resto da semana estou no GAIA porque é o sitio com o qual me identifico mais e onde penso vir a desenvolver um projecto. Adoro os miudos e apesar de terem vidas muito complicadas e problemas graves, quando estao ali sorriem com a inocencia que deveriam ter e que não tem porque a vida os obrigou a crescer depressa demais... mas sao lindos e adoro os...
Nos meus tempos livres, estou a tirar um curso de inglês, estou a aprender a tocar tambor de aço 1 hora por semana e vou viajando. o rio de janeiro é lindo... tento tb fazer o tour pelas cidadezinhas aqui ao lado...
Durante os finais de semana, há sempre churrasco em casa de alguém... muita xixa e cervejinha... as pessoas sao fantasticas... esta muito calor agora, porque quando cheguei fazia frio como tudo. foi tempo de eleiçoes municipais e a fundadora do Ideais é candidata a vereadora e durante um comicio, a alessandra( minha tutora), foi falar do programa de intercambio e como eu estava presente lembrou se de me chamar( Eu odeio falar em publico e tremo) para eu dizer aos eleitores o que estava a achar de volta redonda, uma cidade que eu estou a adorar, mas não é muito bonita, claro que eu disse que sim, apelei ao voto e lá correu bem... no dia a seguir uma senhora na rua disse que me conhecia, que eu era a portuguesa.


Acho que deixei, aqui basicamente tudo o que ando a fazer mas estou a escrever um diario para que nada me escape, o cadernito anda sp comigo :P fala de todos voces e de tudo o que faço aqui... espero k voces estejam tdos bem e que o vosso estágio esteja a ser tao bom como o meu... quando quiserem vir ao brasil avisem k ca estarei a vossa espera

bjao para todos


Mais uma coisa, alguém sabe alguma coisa da xana?

E,bruno, apesar de ter inveja tb estou no paraiso mas nos teus ultimos dias de sve vais ter k levar comigo k estou morta pa conhecer esse sitio lindo...


bjooooooooooooooooooo




4 comentários:

A Natureza disse...

Obrigada, Vanessa, por dares notícias!
Ler as tuas aventuras aí pelo Rio levou-me entre sorrisos e canto do olho humedecido.
Inspiradora a tua experiência...

Continua em contacto!

Também me interrogo muitas vezes o que será feito da Xana...

Beijinhos grandes de Novi Sad,

Ana Teresa

Anónimo disse...

Ei! Uau, que fixe ter novidades tuas por cá! Parece realmente interessante o teu projecto, se puderes poe fotos :D Gostava de ver!

pedro

Ana Almeida disse...

Oi Vanessa!! entao garota de Ipanema..como vai você? Fiquei muito contente por saber que está tudo bem por terras de Vera Cruz...há algum tempo que quero falar contigo mas andamos um pouco desencontradas!!!
Aproveita ao máximo esta experiência no Brasil.. Acho que vais ter muito que contar quando tiveres de regresso!!!
O teu projecto é, sem dúvida, interessante. Mais ainda, podes ajudar essas pessoas até porque precisam de bastante apoio e, sobretudo, carinho!!! Força!!!
Um beijinho muito grande de Bruxelas..aqui já está frio!!! Ai as minhas orelhas!!:(

A plus!!!

Anónimo disse...

Ola Vanessa!
Ca esperarei por ti!
Da muita forca a esses meninos!

Beijos
Bruno


Programa Juventude em Acção - SVE
Bem-vindo a servicovoluntario.blogspot.com