terça-feira, 10 de março de 2009

Sonia na Macedonia

Caros Voluntários pelo Mundo

Escrevo-vos da Republica da Macedónia. Estou aqui há quase 6 meses.

O meu projecto É UMA MERDA! As coisas até se fazem mas por todo o lado há corrupção descarada. Dizem que é o estilo dos Balcãs. Talvez seja mas eu sinto-me muito incomodada com toda esta falta de ética.
Somos 8 voluntários para fazer 1 revista. Sentimos constatemente que valemos os cerca de 4200€ que a Comissão Europeia pagou por cada uma de nós.
Todos os meses temos de pedir insistentemente ao Director (um jovem de 24 anos) que nos pague os 150€. Quando o faz parece que nos está a fazer um grande favor.
Os voluntários são a força-motriz da associação. Somos nós que fazemos a grande maioria das coisas (excepto trabalho administrativo) e somos nós que desenvolvemos projectos paralelos.
Se fosse seguir à risca o programa que vem descrito no site da Comissão Europeia passava 90% dos 9 meses a olhar para as paredes do escritório porque não há nada para fazer!
Todas as energias giram em torno de discussões sobre dinheiro etc...

Nunca me acomodei às circunstâncias e ,embora não seja muito activa para o desenvolvimento de projectos para a Comunidade local, tenho uma vida bastante ocupada. Desde a primeira semana tenho conhecido muitos entusiastas da Lusofonia.
Tenho viajado bastante. Tenho conhecido outros mundos. A palavra Saudade faz mais sentido agora. É tão claro o Amor a Portugal. E pela primeira vez sinto que crítico o meu país de forma construtiva, não apenas numa atitude de Velho do Restelo.
Já conheci 6 países próximos da Macedónia. Sinto-me integrada. Posso compreendê-los embora não concorde com todas as coisas que vejo.
Aqui, tornei-me bastante intuitiva e é fácil ser feliz seguindo os meus instintos.
Antes de vir informei-me bastante sobre a vida nos Balcãs e a Ex-Jugoslávia mas tudo é diferente.Aqui a vida é real. É diferente.
Estou muito satisfeita por ter vindo parar a esta desordem.Por não ter sido aceite num projecto da Europa Central e Ocidental. Aqui a Europa é diferente daquela a que estava habituada. É diferente daquilo que estudei nos livros. Por todo o lado há ódios etnicos e marcas profundas de guerras. E posso garantir-vos que não é fácil.Tenho vivido uma vida que me ficará para sempre tatuada na alma. É sem duvida a experiência humana mais forte que já tive.Não esperava tanto. É outro mundo.

Sinto-me desapontada pelo mau funcionamento do projecto mas a Macedónia agora tem MAGIA. Não sei se quero voltar cá algum dia mas vou lembrar-me sempre dos amigos que fiz e da Cultura tão confusa mas ao mesmo tempo tão forte e vincada.

Este é o site da minha associação. Do lado esquerdo está a revista Voices: o meu projecto.www.vcs.org.mk

Beijos para todos.
Espero que esteja tudo bem com todos.
Estou muito curiosa para saber como vai a vida do Bruno lá no fim do mundo da Grécia.
Como vão as coisas na capital europeia da cultura:Vilnius?
Rute viste o VickyCristinaBarcelona, do Woddy Allen?
Como é a vida na ilha italiana?Cossi Bela?
Ana Teresa, até breve!
Mas todos mandem notícias.

Há 3 portugueses a viver na Macedónia. Apareçam! Podemos formar uma Embaixada. Vi tendas de campismo muito nobres para tal uso!!!

1 comentário:

Helene disse...

Oi Sónia!
Muito obrigada por partilhares a tua experiência!
Senti uma energia muito grande nas tuas palavras!
Às vezes também eu gostava de ser "acordada" dessa maneira pela vida, pelo mundo... Enfim, há tantos caminhos, tantos trilhos e tantos cantos neste mundo... todos os dias questiono o que faço e penso noutras andanças...!
Vais ficar aí até quando? (É preciso visto para aí ir, certo?)
Um grande beijinho e muita força,
Helene (Polónia).


Programa Juventude em Acção - SVE
Bem-vindo a servicovoluntario.blogspot.com