sábado, 13 de setembro de 2008

Mon arrivée à Bruxelles, Belgique

Bem, confesso que estava muito ansiosa por chegar a Bruxelas. A primeira parte da viagem começou tristemente na estação de Porto-Campanhã pelo que tive de apanhar o alfa pendular com destino à Gare do Oriente para assim apanhar o voo para Bruxelas. Lá fui eu, com a lágrima a cair-me pelo rosto mas simultaneamente com uma vontade enorme de viver uma boa aventura e experiência. Em Lisboa tive conhecimento de uma outra voluntária SVE (que para quem não a conhece chama-se Nelida Ribeiro). Rimos bastante durante a viagem e aproveitámos para traçar algumas viagens, planos, excursões.
Chegadas à Bélgica, cansadas, com vontade de ir à "casinha" e com muita muita fome, tivémos um problema em relação às malas. Eu tive até bastante sorte, já a Nelida teve de ficar sem a mala durante sexta-feira. Depois de conseguirmos dar conhecimento do sucedido ao serviço de bagagem, lá prosseguimos viagem com destino à AFS, a organização que nos recebeu e na qual tivémos formação à chegada. Recebemos toda a informação em relação ao "pocket money", aos transportes, à burocracia a seguir. No final do dia, tinha chegado a hora de ver pela primeira vez a minha família de acolhimento. Não vos digo, nem vos conto: eu tremia por todos os lados e a dar asas à imaginação ("Oh não, eles vão ser muito chungosos comigo e assim sucessivamente..."). C'était justement le contraire!!! Fiquei deveras impressionada porque foram desde logo muito simpáticos comigo e levaram-me as malas até ao carro. FANTÁSTICO! Depois de ter carregado 24kg + 10kg na mochila + pc pelo bus e metro e adquirido uma valente dor de costas, senti-me mais do que FELIZ!
Dominique et Luckas, os meus "pais"trataram de me mostrar um pouco a cidade "en voiture".
Para o jantar, a receita foi "poulet marengo", uma especialidade flamenga que o "papa" costuma preparar. Estava delicioso!!!! Depois lá começámos a conversar sobre muitas coisas...e eu calhei de perguntar à Dominique, la maman, o porquê de ter decidido acolher-me em particular...Para minha surpresa, ela disse que tinha gostado da minha candidatura, do projecto que havia escolhido até porque o Luckas, le papa, é historiador e tem uma vasta experiência na recolha de testemunhos de Auschwitz!!!! CURIOSO n'est ce pas?
Eles não são nada do tipo de controlar, de vigiar, de ditar regras...bem pelo contrário. Por isso, poderei receber amigos, incluindo todos os que queiram vir dar um saltito até Brussels. Fica o convite!
Hoje, sábado, dedicámo-nos a visitar a cidade e tiveram o cuidado de me orientar, mostrando-me as direcções para chegar até ao meu local de trabalho. A localização da Fundação é bastante boa, mesmo no centro...por isso, melhor seria impossível!
Amanhã vou estar finalmente com a IRINA!!!!! Já marcámos "rendez-vous" na Grand Place para festejar o aniversário da Nelida...com sorte a mala dela já deu sinal de vida ;)
Algo que queria acrescentar sobre a familia Vander Taelen: este pessoal tem uma cultura que mete inveja porque frequentam a ópera (já tenho convites), teatro, exposições e possuem uma casa "au bord de la mer"..no mar do Norte. FANTÁSTICO!!!
Apesar de estar a gostar so far da família, ainda estou a tentar ultrapassar aquele aperto no coração em relação às saudades!!! Enfin, on verra bien!!!

Da próxima vez que postar já terei algumas fotos!!!
Bisous à tout le monde ;=)
Ana aus Brussels

4 comentários:

Rute disse...

Anaaaa que bom que ta a correr tudo bem hehe anima aí a nossa Irina que ela está a precisar, olhem têm de ir ver uma estátua que foi feita em homenagem a Everard 't Serclaes (Senhor de Cruyckembourg - Ternat, 1320/1388) (não me perguntem quem é? à saída da Grand Place, na rua que vai dar ao Manneken Pis, encontra-se esta estátua, polida de tanto lhe passarem a mão, porque dizem que se passarmos a mão e pedirmos uns desejo ele realiza-se, depois tem vários sítios para vários desejos e um deles é engravidar por isso cuidado meninas heheh

beijinhos

Pedrovski disse...

Deve ser mesmo fixe viver numa cidade e ter pelo menos um café! Ah e tipo ler o jornal e coisas assim buééé fixes que quem vive no campo nao tem direito!! aiai ao menos tenho ar puro!!!! toma :P

Anónimo disse...

Anocas, mana!! Ainda bem que gostaste!! Mas estava assustado pois nka mais dizias rien de rien...
Eu cá saio daqui a pouquito para Lisboa... Itália, here we go!!

Ana Almeida disse...

HEY pessoal!!!rutita obrigada pela dica...eu já passei por o homenzito...ando cm infecção no dedo e meu desejo vai ser mesmo ver se esta scheisse desaparece de vez..custa-me a andar..enfim
hj vou ver a Irinovsky..vou dar beijinhos vossos á rapariga para ver se ela se anima!!!!
lol...a "mãe" está tocando acordeão!!!

beijinhossssss


Programa Juventude em Acção - SVE
Bem-vindo a servicovoluntario.blogspot.com